sexta-feira, 2 de novembro de 2007

...O Caminho Mais Fácil Nem Sempre é Melhor Que o Da Dor...

E se nós pudéssemos apagar algo ou alguém da nossa vida...
Quem ou o que você apagaria???

Desconfiamos que todos em algum momento da vida quiseram apagar algo completamente de sua mente...Mas e se pudéssemos realmente fazer isto? O que seriamos hoje? Onde estaríamos e o que estaríamos fazendo? Seriamos exatamente o que somos hoje sem nossos sonhos destruídos e decepções? Depois de apagado, será que tudo não voltaria de alguma forma a acontecer? O que acontece, não acontecerá mesmo de uma forma ou outra?

O filme em questão (Brilho eterno de uma mente sem lembranças) renderia vários posts e com certeza renderá...mas o que queremos questionar hoje são as experiências e pessoas que apagaríamos, por impulso... sacanagem... (caso do filme) ou por necessidade, caso de decepção... (maioria dos casos).
Muitos, ou todos que comentaram no post passado recusaram-se a apagar suas memórias boas ou ruins porque segundo a lei natural das coisas elas (as lembranças) constroem o que somos hoje...Concordamos plenamente e totalmente, mas e se Realmente (com R maiúsculo) existisse a possibilidade, será que no nosso momento “humano, fraco e destruído” resistiríamos à tentação de anular a dor? Até agora, estávamos certos que sim...mas pensando bem, estamos quase certos que não!
Pensa bem...naquele momento em que você estava sem chão, sangrando, sofrendo...Você seria suficientemente forte, podendo não precisar passar por todo o processo de recuperação? Nesse exato momento você sabe e reconhece que não seria bom apagar, mas imagina a situação: você tem a faca e o queijo na mão, você está com muita fome...o que você faz? Come, óbvio! O mesmo com a lembrança podre...Mas e depois? O que te resta? A dor está eliminada, mas que conseqüências a ausência da experiência de dor pode te trazer? No filme temos um exemplo claro disso: a personagem de Kirsten Dunst por apagar sua experiência indesejada acaba que por vivê-la novamente e novamente várias vezes, no popular: pior pra ela que sofreu duas vezes...
O fato é que nós uma hora ou outra iremos sofrer certo?
Algumas vezes mais, outras menos...mas não é o bendito sofrimento que é decisivo para que você se torne algo, bom ou ruim...mas ALGO!
Vai ter muita coisa que vai ficar entalada na nossa garganta, muita gente que desejaremos matar (sim, que terrível não? Mas é verdade não é?), muita memória angustiante, deprimente...Muita gente estúpida que tiveram a honra de aproveitar do que somos, de sugar o que temos, e vamos ficar sugados, acabados...Mas é daí que tiraremos a oportunidade de triunfantemente levantar e renascer das cinzas, e de sermos duas vezes mais forte, três vezes mais bonitos, quatro vezes mais experientes e por aí vai...
Tem outra frase (adoramos isso) que diz: “A verdade é que todo mundo (Literalmente todo mundo) vai te machucar, você só precisa decidir PORQUE vale a pena sofrer”...
Poderíamos ficar linhas e linhas falando coisas que vocês com certeza compartilham sobre o assunto, mas assim...meio que inacabado deixamos o que queríamos introduzir...o resto é com vocês...
Talvez algo apagaríamos sim...
Talvez em algum momento não teríamos a força pra levantar, e seguiríamos o caminho mais fácil...
Mas o que nos restaria enfim? O que seríamos?
Mais uma vez...depois de tudo, que Deus nos dê a força de perceber que valeu a pena sofrer...E como valeu a pena viver!!!

Pós Scriptium: Beijos especiais hoje pra guria Rôse, com certeza inspiradora rsrs... pra Jojô (que ama o filme também)...Hoje especialmente vocês duas, não fiquem com ciúmes, esses beijos foram especialmente relacionados ao post!!!!

10 comentários:

Anônimo disse...

entaum, nunca assisti o filme mas, recentimente passei por isso. e eu naum deletaria naum, at� pq, seeu deletasse issoda minha cabecinha naum iria sobrar a raiva que mi faz naum me aproximar de quem mi fez mau. anham, raiva sim! mas nem tanta. o fato � que, aprendi tanto com as decep�es... que ateh agrade�o ao idiota que a propocionou
=*
adorei o blog amores!

Unknown disse...

Eu inspiradora???? Não vocês minhas fontes de inspiração, que apareceram meio que "do nada" e ja fazem grande diferença em minha vida...Só tenho a agradecer a homenagem.
E vcs guris que já sabem de tudo que eu quero esquecer...
Hoje 1 mês,data bem sugestiva(02/11) para celebrar a morte de um, do meu, do que eu pensava ser: UM GRANDE AMOR!...

Aquela tarde de terça me pareceu bem estranha. Tinha um clima de passado(mesmo presente) tipo esses passados que nunca passam. Que são presente e futuro fundidos em um só. Era como se o tempo não houvesse passado. A impressão(minha)negava os fatos, mas a sensação era mais forte e me forçava a absorver cada mínima sensação daquele momento. De repente, eu não era mais a Rôse de um minuto atras, rindo das besteiras ditas e sem um mínimo resquício de problemas. Tudo estava meio fora de ordem, a vida estava fora de ordem. E ultimamente tem sido assim, tipo um quebra cabeças que não pode ser completado porque a última peça está perdida(EU). E por isso será sempre uma imagem incompleta. Sem lógica, sem nexo. Neste caso, não existe remendo. Não existe costura. E você pode me dizer:
"- Mas é só uma peça."

Só que esta peça, faz toda a diferença. E então, só me resta a esperança de que um dia ela volte a aparecer.
Sempre haverá esta possibilidade.

Sempre.
***********************************
O que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.

O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos,
a idéia de recompensa e de glória.

O que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco, pois o resto não nos pertence.

Cecília Meireles – É preciso não esquecer nada...
Saudações...

Cara estranho disse...

Oiii!
Então, acho que o ser humano não é perfeito e tenho certza que usariamos deste artifício e apagariamos a memória para fujirmos deste momento de dor.
E como acontece no filme voltariamos a sofrer com os mesmos sofrimentos já que estes momentos ruins nos servem de lição para não cairmos mais nas mesmas esparrelas.

Bjs

Anônimo disse...

Com certeza, n resistiamos a apagar...eu mesmo, queria apagar...mas n pra apagar...esquecer, mas pra ver como seria...só de sacanagem mesmo!!!

Ainda bem que não existe, eu acho q n resistiria até a apagar pessoas importantes, só pra passar pela experiência do filme!!!!

E que perigoso isso seria...teria medo todos os dias que me apagssem!!!

Graças a Deus essaa memória, a mais importante, está no meu coração...Portanto, mesmo que eles tentem, não pode ser apagada...e se puder, será recuperada!!!

Acho q isso me tranquiliza!!!

Anônimo disse...

Bom embora tem um layout muito bom achei muito texto...mas curti (http://blogdoi.zip.net)

Anônimo disse...

Como sempre show!
Dinho, um abraço cara!
Paulinha, eu te amo!


Eu tentaria...
Assim, já sofri tanto que más lembranças até hoje me assolam.
Acho que um aprendizado não deveria ser tão árduo assim, afinal, nunca quis ser um mestre do sofrimento...
Interessante: Existem pessoas que não precisam "deletar" memória alguma, pois passam por um tipo de "amnésia diária"...

Unknown disse...

Se fosse assim, o q seria então da CAUSA E EFEITO??? É meus anjos estamos esquecendo deste detalhe.. sim pq muita coisa tb acontece por causa das nossas açoes. Sei q tem muita gente q nos magoa, machuca e etc, etc e etc. Mas, e nós não fizemos nada para isso ou aquilo de mal acontecer, não demos o primeiro passo, não fizemos tb a nossa parte, nossa contribuição???....Segundo Grisson: TODA VITIMA, TB É UM AGRESSOR EM POTENCIAL.

Anônimo disse...

puts, infelizmEntE, ainda naum asSistir o filme!
mas a� vai minha opini�o: eh muito0 facil dizer q naum apagaria, q naum deletaria e etc.
Po0OxXa,as vezes sentimos medo, neh?!
As vezes s0mos sim, covardes e tentam0s fugir dos nosSos 'PRO'...
por�m eU naUm apagaria, pq asSim naum existiria a taUm desEjaDa: 'experiEncia'...
e com decep�es q adquirimos 'Ela'.
b_ju e parabens pelo0 bro0o0g, menin0s!
rsrsrs...hehehe...kaoskaos

Anônimo disse...

é isso ai como eu falei(a pior das coisas é a q mas nos ensina) ja apagar alguem é muito drastico eu acho...ultimamente passei olhar todos por varios angulos e nem todos são ruins...podemos ter olhado por um angulo e esquecido os outros...

po e eu nem vi o filme ainda...

ta legal o blog galera|very good|
bjão coletivo...

Joanna Ferrão disse...

Concordo (em parte)com todos os comentários:o que seria de nossas opiniões sem algumas experiências ruins?Entretando há algumas lembranças que eu apagaria sim da minha mente,ou melhor pessoas...!Assim como Clem eu apagaria também de sacanagem pq algumas vezes eu sou estourada msm e nem penso no depois.Apagaria quem me deu esperanças qndo eu era pekena demais pra saber q aquela pessoa simplesmente não se importava cmg;apagaria(em um momento de extremo estresse)quem se julgou "minha psicóloga" e me falou só bobagens sobre o que nem ela fazia idéia.E de sacanagem msm,msm meeeeeeesmo, apagaria aquele tipo de pessoa que se acha o tampa,o querido de todo mundo(vcs entendem neh?)!!!kkkkkkkk
Enfim,eu acredito que,como acontece no filme,esses fatos não podem ser simplesmentes "apagados",uma vez que eles irão se repetir....Afinal,nós precisamos de cada detalhe de cada uma dessas lembranças.
Beijo grande para vcs,D&P,meus amigos que eu amo tanto!!!!

{DES}CONTROLE EMOCIONAL

{DES}CONTROLE-SE!