sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Existem dois deuses?

Ante Scriptium: Sobre o post da semana passada: achamos, baseados em alguns comentários (adoramos todos) que não passamos exatamente o que pretendíamos (claramente). O que queríamos quando falávamos sobre Ação x Intenção, queríamos e falávamos das ações já praticadas (consumadas) e que não condizem com o discurso, de pessoas que agem de uma maneira e falam de outra. Não falávamos, nem pediamos para que as pessoas provassem ou demonstrassem o amor que sentem, nem a nossos amigos que saíssem colando cartazes por aí declarando seu amor e afeto, até porque sabemos que muitos ( até nós mesmos ) temos "limitações" quanto a isso. Só queríamos e pedíamos cuidado nas ações que machucam e levam erroneamente o nome de amor quando não é, parece muito mais egoísmo, vaidade. Pensar duas vezes antes de agir é importantíssimo, pois o que conta é a ação consumada e não a intenção anterior. Desculpem a confusão...Beijos, abraços e curtam o post!





AVISO: TEXTO LONGO E POSSÍVELMENTE POLÊMICO!

Talvez, esse post interesse apenas a quem acredite em Deus, ou não... É sempre chato discutir religião, mas não queremos discutir isso, queremos falar sobre o mestre supremo, a "razão" maior (ou pelo menos era pra ser a razão maior) para que existam tantas religiões que prometem a salvação, ou uma qualidade...conduta de vida mais correta e próxima de Deus. Somos católicos por formação e atuação, como dizem: CPA (Católico Praticante e Atuante), mas procuramos sempre entender o que pregam as outras e até já visitamos três ou mais cultos de uma igreja batista, e foi aqui mesmo na católica que nos encontramos mais perto do Deus em que acreditamos, por outro lado, a religião... não a religião, mas os seguidores que mais nos admiram são os espíritas, talvez o Deus deles sejam o mais próximo daquele em que acreditamos (talvez, só talvez), os ensinamentos de segundas, terceiras, e quartas chances de viver que eles pregam nos parece muito a “cara de Deus”... dar chances, perdoar sempre, entender, ensinar e mandar fazer de novo e melhor! Que os seguidores mais fervorosos de nossa e de outras religiões não leiam isso, porque os espíritas são muitas vezes bem mal-vistos por outras religiões, talvez pela questão da comunicação com almas e encostos, etc e tal...Mas repetindo: não temos autonomia nem conhecimento suficiente pra falar sobre as religiões em si...Mas vemos que apesar do belo discurso: "são várias religiões, mas o Deus é um só" isso não acontece na prática, o que vemos são deuses de diferentes personalidades e temperamentos, permitam-se pensar conosco:
Em alguns casos, Deus pode ser impiedoso (o chamam de justo),em outros ele é mais maleável e aberto a interpretações...Faz um tempinho lemos um texto de Paulo Coelho, que não se sabe se é do demo ou de Deus (esse comentário não expressa um opinião pessoal, e sim uma comentário infeliz de algumas mentes limitadas), em que ele fazia a comparação entre dois deuses, o texto em questão era esse:
"O deus que nossos professores nos ensinaram, e o Deus que nos ensina. O deus sobre o qual as pessoas costumam conversar, e o Deus que conversa conosco. O deus que aprendemos a temer, e o Deus que nos fala de misericórdia.O deus que está nas alturas, e o Deus que participa de nossa vida diária. O deus que nos cobra, e o Deus que perdoa nossas dívidas.O deus que nos ameaça com os castigos do inferno, e o Deus que nos mostra o melhor caminho.Existem dois deuses. Um deus que nos afasta por nossas culpas, e um Deus que nos chama com Seu amor".
Exprime exatamente o que com muitos rodeios queremos discutir aqui, vemos por aí, por aqui e acolá, religiosos fanáticos ou simples seguidores nos ameaçarem com um Deus que quando criança nos matava de medo: um Deus julgador, observador, calculista, narcisista e incompreensivo. Deus, segundo os livros das religiões que existem hoje por aí, por aqui e acolá é um Deus um tanto contraditório, nesse caso no mal sentido, ao mesmo tempo em que perdoa e nos ensina a não julgarmos uns aos outros, promete... num belo dia que há mais de 200 anos está próximo, nos julgar e condenar-nos baseado nos preceitos dele ao inferno e ao céu...Ao mesmo tempo em que ensina que nunca é tarde pra converter-se em uma pessoa boa, ele não nos ouvirá nesse dia próximo; Os deuses de vocês nos desculpem mas parece um tanto imperfeito...
O Deus em que acreditamos e que sem querer, ou não, nos ensinaram a amar é bom e perfeito, nos criou e nos deu inteligência e capacidade para evoluir...Nos deu um cérebro complexíssimo e um corpo que só um ser superior poderia criar, que só uma entidade perfeita poderia desenvolver, e não foi apenas o ser-humano que Deus criou, e tudo a nossa volta? Nem se fala né? E o que foi criado por nós? (quem nos deu essa capacidade?).
Deus nos deu armas que quer que usemos, apenas para o bem, ele nos deu pênis e vagina e não acreditamos que ele não permitiria que os usássemos para o prazer (Que Deus mal que ele seria!)...Ele nos deu livre arbítrio e não acredito que ele condenaria uma pessoa que fosse boa, correta, mas que não acreditasse na existência dele...Desistam, Deus não é vaidoso e tirano, como sempre dizem: Deus é pai, o pai perfeito; Um pai que dá sim bronca nos filhos, mas está sempre disposto a ensinar o caminho certo, um pai que dá conselhos e fica sim bravo se os filhos não o seguem, mas que sempre está disposto a entender os motivos do filho e conduzir a o caminho mais apropriado...Um pai perfeito que sempre está disposto a aceitar o filho de volta e a dar sempre uma nova chance para que ele prove ser bom...Inúmeras coisas que só o pai perfeito Deus poderia realizar tão justamente!
O nosso Deus, aquele em que acreditamos, não coloca pedras no caminho apenas para nos provar, mas é um Deus que criou aquilo que chamam de lei do retorno, que superficialmente é quando você faz algo, aquilo volta pra você, mas, profundamente quer dizer que: tudo que você faz, passa, sofre é culpa sua, não de Deus...E Deus também atribui a você as coisas boas que te acontecem, ele não é vaidoso!!! É importante parar de responsabilizar Deus pelo que nos acontece, ele já fez e continua fazendo muito por nós, tudo o que passamos de ruim é culpa nossa! E até já nos disse um amigo "sábio, inteligentíssimo" ( =p ): Deus não nos dá o fardo conforme nossos ombros podem carregar, não, Deus dá os ombros fortes, quanto ao fardo é de nossa responsabilidade! Ele não dá frio conforme cobertor, ele dá apenas o cobertor, o frio é conseqüência de nossas atitudes!
Quem pensa que se formos ao céu (o inferno nos dá a impressão de ser igual a uma repartição pública: não funciona) não encontraremos ateus, sem-religião, macumbeiros, feiticeiros, está redondamente enganado! O Deus verdadeiro, bom, honesto, justo, compreende que ele precisa estar presente em nossas vidas no coração e não da boca pra fora! O que diferencia uns dos outros é o coração bom, não é por nossa roupa ou ideologias, ou músicas que ouvimos que Deus vai decidir se irá nos salvar ou não...é por quem somos e o que fazemos e não precisamos ser necessariamente santos, Deus entende nossas fraquezas...Nos desculpem quem não concorda, mas é mais ou menos assim (porque Deus é impossível descrever) o nosso Deus!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu entendi a semana passada =P...rsrsrs, td bem jah tinhamos conversado sobre isso e tal, mas...
Outra coisa o amigo sábio, sou eu tah? kkkk, adorei a ironia q continha nisso!
Mas, deixando as vaidades de lado: Deus escreve certo por linhas certas,concordo,claro,meu Deus é nosso tb,n se preocupem,são o msm.
Você eskeceram da bem intencionada,porém estranha expressão:Fica com Deus!
N dá a impressão de jogar ele pra lá e pra cá como um estorvo? Tipo: toma...fica com Deus.Da última vez q fizeram isso fiquei com ele e n larguei mais!Agora eu digo: Fica comigo q eu tow com Deus!rsrss
Brincadeiras à parte...perfeito o texto, é isso que penso também:
Um Deus bom, sem preconceitos (raciais,religiosos e até sexuais porque n?)
que perdoa até o pior dos seres msm q "tarde" pros homens!!!
Um Deus q n distingue a roupa e sim a alma!!
Um Deus sem vaidades nem tiranias...por isso q amo vocês...exteriorizaram oq eu tb sinto!!!
Abraços e bjos!!!

Anônimo disse...

Eu eskeci de reforçar o lance de que:
Deus n castiga, nem dá fardos, nem frios...
Deus é bom meu povo, q coisa, e justiça n significa tirania...
A lei do retorno faz a justiça por Deus, e no caso somos nós quem nos julgamos e determinamos pelo que vamos passar, sofrer, gozar!
Deus é pai perfeito, aconselha, mas n obriga, nem impõe castigo!
Era isso, eu acho!!
Xau de novo!

Unknown disse...

É amigo o post dessa semna esta mais do q correto meu Deus é nosso tbm. Eu acredito q em qualquer religião q seja q acredite em Deus ele eh omesmo (igual em qualquer situação)desde q vc acredite q ele realmente existe ...
Então eh isso ai... pra mim Deus é único ele ñ escolhe, raça, nem religião, nem condições financeiras, nem inteligencia, nem tão pouco cor !
Bem eh isso ai axo q eu disse tudo q tinha pra dizer então como amigos naum dizem Adeus e sim marca um novo encontro ...
Até o proximo comentário!!!@
um xero

Joanna Ferrão disse...

É muito fácil para as pessoas julgar...e qndo se trata de Deus elas julgam rápido.Claro q ñ me refiro de tds...Mas ñ param p pensar sobre oq fazem ou oq fizeram.Não contam q é Ele quem deu tal oportunidade,nem pensam q as conseqüências são respostas de seus próios atos...Enfim,acho tb q tem tanta gente preocupada em "fazer o bem" q ñ vê o real sentido da expressão.Acho que temos que ter mais certeza sobre como eh o nosso Deus,aquele em acreditamos,pois eh a partir desse conceito q agimos,de acordo c oq acreditamos!!Pra mim não se trata de "construir" um Deus perfeito e sim de acreditar nele,sem moldar,sem impor,sem duvidar!!!!
É isso aí...
amo vcs!!

Unknown disse...

Contando...Um homem entrou numa igreja aproximou-se do altar(bem do Santíssimo), tirou um folha de papel e uma caneta do bolso assinou algo, dobrou o papel 2x, dexou-o lá e saiu. Um zelador q a tudo observava(curioso ,heim!!!kkk) foi até lá pegou o papel e viu q estava escrito ANTONIO JOSE RODRIGUES. Saiu em direção entrada da igreja, a fima de alcaçar o homem, afim de alerta-lo quanto a este atao. Mas, não o encontrou1 Passou muitos dias perguntando a um e a outro, mas ninguem sabia de quem se tratava. Certos meses depois o mesmo entre na igreja e repete o mesmo gesto, o zelador q o reconhecera, pede para q o espere. Vai até até o altar e pega o papel, se aproxima do homem e diz: Meu amigo vc não sabe q está correndo um grande perigo, não se assina um papel em branco e se deixa em qualquer lugar, algume pode usr para o prejudicar, tomar seu bens, acusálo de algo q não fez e etc, etc e etc. O homem (AJR) respondeu faço isso toda vez q entro numa igreja. Pq? pergunta o zelador...
AJR- Ao assinar esta folha em branco, peço a Deus q me ajude a escrever minha história junto comigo.ZELADOR: Sei...e quando erra/ chora/ se desepera culpa a Deus, não é???
AJR-Confesso que as vezes penso assim, mas neste instante me lembro q neste momento eu peguei a canata da mão de DEUS, ou seja esta parte q sofro fui eu sozinho q escrevi.
COPIOUUUUU!!!!!
bJKS.
Pra tds:
Desculpa ai os erros. é pq no trabalho tenho q correr pra postar, aqui
bjks

Unknown disse...

Existem 2 deuses, sim!!!!
Aquele que responde a Moisés " EU SOU AQUELE, QUE SOU"

E aquele que "eu/vc/nós" queremos que Ele seja.

Bjks

Anônimo disse...

Meme pra você.
Quer participar?

http://euheim-manias.blogspot.com/2007/11/meme-diga-o-que-vier-cabea.html

Unknown disse...

É, falar de Religião, é como falar de política sempre muito polêmico...

Cada religião tem uma suma importância na vida de cada um de seus seguidores. São responsáveis pela preservação de características essenciais para se viver em harmonia em nossa atual sociedade, como a união, o respeito ao próximo entre tantos outros. Entretanto, é necessário dizer que o grande surgimento de diferentes tipos de igrejas, tem transformado tal "necessidade" em negócio, o que vem prejudicando uma porção de pessoas, que ficam cegas diante promessas alógicas e que apenas tomam de forma covarde o pobre e suado dinheiro, obtido por meio de tanto sacrifício.
Deixa eu contar uma coisa pra vocês, em uma periferia de Vitória (ES), há um prédio enorme sob uma igreja chamado de Comunidade Tabernáculo Vitória. No edifício há centenas de quitinetes, onde apenas freqüentadores da igreja moram. Para que se tenha direito a morar nestes apartamentos, a pessoa deve doar Todos (!!!) os seus bens, para cobrir os gastos que a igreja tem, e continuar assim até o fim de sua vida - caso continue morando lá. Além disso, é proibido dar entrevistas e comprar bens próprios – todo dinheiro deve mesmo ser repassado à igreja. Encomendas como gás, remédios entre outras coisas, são compradas de dentro das casas, e as entregas devem ser feitas na portaria, vistoriadas e depois levadas aos seus devidos donos. A igreja é administrada pelo “pastor” Inereu Vieira Lopes, que possui uma Ranger e um Pólo (perdão, errata: o Pólo é do filho dele...). O operário e ex-morador/freqüentador do Tabernáculo, Aídson Dantas, questionou o pasto do porquê de apenas ele poder ter certos bens. Um mês depois se viu divorciado de sua esposa e fora da comunidade. Alguma ligação? Talvez, mas hoje Aídson é proibido até de visitar e falar com os filhos.
A principal ideologia de vida da comunidade, é aguardar a volta do salvador (Jesus) à Terra– que segundo eles, está próxima. Tal dia é chamado como Dia da Salvação.
É difícil criticarmos sem condenar, mas chega a ser uma afronta à dignidade humana tal ideologia religiosa. Se aproveitar de pessoas sem grau de instrução e atormentadas por suas vidas miseráveis é algo no mínimo cretino. Segundo o "pastor" a comunidade existe desde 1985 e tem todos os documentos certos diante à justiça, a disposição de fiscalização do Ministério Público. Mas, segundo o presidente da Associação de Pastores Evangélicos da Grande Vitória, pastor Enoque de Castro, nem o pastor Inereu nem a comunidade Tabernáculo pertencem à associação.
Mas já que estão a disposição do Ministério Público, porquê não investigar? Foi assim que o lado obscuro da igreja Renascer veio à tona. Além do mais, não sei se é possível, poderia-se colocar a disposição destes fiéis, pessoas instruídas a ajudá-las a procurar um "caminho" melhor para suas vidas. Um caminho em que a recompensa de tanto sacrifício diário não seja em prol de uma história montada para cegar pessoas inocentes, aproveitadores de miséria alheia.

O que se precisa mesmo é acreditar em "nosso" Deus..
Saudações!!

{DES}CONTROLE EMOCIONAL

{DES}CONTROLE-SE!