sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Vem Cá Tu Me Conhece?

AVISO: POST GRANDE E POLÊMICO!!!




É incrível como algumas pessoas se olham no espelho e vêem escrito na testa: PSICÓLOGO (do grego psique: "alma",logos: “palavra", “razão", “estudo") é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada).
Essas pessoas geralmente saem por aí te analisando, e julgando saber quem você é "de verdade"! Existem cada vez mais desses exemplares filosóficos por aí...Pessoas que não querem te ver “superficialmente” (entre aspas mesmo) e te fazem de objeto de estudo e te analisam e te "decifram” (mais entre aspas do que nunca)! Na maioria das vezes o que vemos são análises totalmente sem-noção e que não condizem com o que você sabe de você mesmo...Essas pessoas estão em todo lugar: são nossos colegas, conhecidos, ex-namorados e até parentes próximos, eles costumam tirar um dia ou noite da preciosa vida intelectual deles para te "decifrar" por considerar você uma pessoa complexíssima e diferente, novamente, sempre temos conclusões deprimentes e que chegam a parecer piada!
Esses exemplares genéricos de Freud assumem uma postura de estudiosos da alma humana, lêem um, ou dois livros de Augusto Cury e ganham um diploma de PHD em Psicologia pela UAP (Universidade Amadora de Psicólogos), o melhor é que não precisa fazer vestibular e muito menos pagar para ingressar na facul. Mas agora falando sério (não que não estivéssemos, n descartem o que leram antes por favor! haha), estamos cansados, sinceramente cansados das conclusões psicológicas desses novos Freuds; é um tal de deixe-se ver feliz pra cá, um sugador e desvendador de personalidades aqui, outro liberte-se dos seus medos acolá...E mais: Você é assim... de novo você fez isso... a sua ação gerou essa reação minha... Gosto deles porque eles são inteligentes, porque são transparentes, porque tem uma luz (eu não tenho uma luz? Que horror)!
É uma necessidade de ser inteligente,diferente ou de parecer como tal! Necessidade de serem filosóficos, tudo acaba soando forçado e até técnico demais...É como ler repetidamente aquele velho ditado animador de depressivos: “Sinta-se o espermatozóide vencedor”, aff!
Nessa necessidade de ser inteligente, parecer diferente, eles acabam parecendo limitados e bem iguais aos outros “mortais incapazes” (ironia, vem cá todos não somos capazes? Eles são?)...Nas nossas testas parece estar estampado a palavra louco(a)...incapaz...burro, mas na verdade eles não dizem isso abertamente, dão a entender de algum modo sem dizer de fato que você é anormal, o que nos parece meio diabólico (não encontramos outra expressão) é que depois disso não conseguimos provas pra afirmar que eles nos rebaixaram, mas eles fizeram isso entende?!
Enfim, o que nós queremos dizer com tudo isso é: Vão cuidar das suas próprias crises existenciais e deixem a nossa para quem realmente nos conhece e sabe nos ler, eles cuidam tanto da crise dos outros, mas esquecem dos próprios problemas psicológicos, quem disse a eles que gostamos do modo como eles agem? Que achamos o modo mais correto e ético? Alguém por acaso nos perguntou se eles estão tomando as decisões corretas pro futuro? Se estão “pegando” as pessoas certas? Nos perguntaram por acaso se estão escolhendo e tratando corretamente as amizades? Eles pediram a nossa opinião sobre caráter, bons costumes, religião? Achamos que não! Aliás, achar não é conosco, temos certeza que não...Mas quer saber a resposta? NÃO...Não gostamos do modo como eles agem ou tratam e conduzem a vida própria e alheia...Não gostamos do rumo de suas amizades eternas de duas semanas ou da maneira intensa de demonstrar o amor que eles nunca sentiram antes em toda a vida até que chegue o próximo “amor eterno” (embora a demonstração pra nós tenha que vir de ações e não intenções e, na maioria dos casos isso não acontece), detestamos a análise hipócrita e Augusto Curysta que eles fazem das nossas ações e reações, detestamos a falsa santidade e perfeição, o modo de não odiar, a maneira de não sentir inveja ou ciúmes (talvez isso seja uma maneira de se estar no topo do pedestal), detestamos tudo isso e muito mais!
Temos medos e defeitos sim, sentimos ódio e amor sim, somos “burros” (entre aspissimas) porque nenhum ser humanos sabe tudo e não dar pra saber mesmo, nos amamos muito alguns dias, mas, nos permitimos odiar muito também...Tudo isso porque somos de carne e osso, como diz na novela “A alegria do pecado às vezes toma conta de nós e é ÓTIMO não ser divino”, pode parecer rebeldia ou até coisa de emo (nada contra os emos), mas é indignação, cansaço e um pouco de desabafo, é legal olhar pro espelho de vez em quando e ver na testa: DEFEITO, MEDO, FALHA, PRESUNÇÃO, HIPÓCRITA, como é ótimo ver: LINDO, PERFEITO, DEUS, DELÍCIA, VERDADE...Mas esqueçam o PSICOLÓGO por favor!!!!


Pós Scriptium: caso não olhe no espelho (difícil viu?) antes de sair de casa errem a nossa testa e não nos vejam como débil-mental, sabemos o que podemos como somos...É como diria a maior psicóloga que já existiu : "A VIDA É MINHA, O POBREMA É MEU" (by Solange – ex-bbb, sou fã dessa sábia).

8 comentários:

Unknown disse...

Engraçado como eu me identifiquei com essa postagem de hoje...Pessoas me julgando sem ao menos elas mesmas saberem quem são... "nos chama de diferentes"( se me permitem me incluir), como se fossem autoridade,disciplina, respeito... Mas acho que é isso que nos faz grandes Homens e Mulheres... Só smos diferentes... E não entendemos(nem queremos entender, como eles) metade deste mundo. Mas não somos "naif", nem burros, sem amorfas, nem frigida, apenas não vivemos os anos 60 e 70, como a maioria deles...
Por que eles não pensam nos "diferentes e burros" como eles mesmos dizem numa alternativa?? Afinal de contas, nunca fomos a primeira escolha.
Por que não pensam como uma espécie de prêmio de consolação. Aquela coisa que irrita mais ganhar do que não ganhar nada porque funciona como um lembrete de que, afinal, você falhou. E sequer dá para vender. Por que não pensam como uma marca diferente, à qual eles não estão acostumads, pela qual tem um certo desprezo mas, enfim, é o que há ali e todos os supermercados estão fechados a essa hora.
Por que não pensam como um prato que sua mãe fez, na casa da fazenda. Você não tem alternativa. Queria outra coisa mas é o que tem para hoje. Por que não pensam como aquele quebra-galho, o remendo, a camiseta que a amiga emprestou para dormir — só hoje — na casa dela, já que eles não levaram roupa. Por que não pensam como o elástico para prender qualquer coisa, o improviso, a solução intermediária, ainda que criativa.
Pensam como algo que nunca esteve nos seus planos.
Pensam como o azarão; como o substituto; como o reserva, a redundância, o backup, a reprodução, o similar nacional.
Agora cabe a eles perceberem que eles não teem de se contentar com tão pouco...
"... nem sempre fazemos o que é melhor para nós, mas nunca fazemos o que não estamos a fim de fazer..."
Saudações Dinho e Paulinha...
Rosemara Santana

Bacana Karolina disse...

estou com vcs!

Unknown disse...

Em parte eu concordo. Todos nós passamos por situações diversas alguns encaram de um forma. Por exemplos, uns dão ou tentam dar conselhos mais sem demonstrar o q realmente sentiram, como se fossem sabichões, expert em vida em todos os sentidos, esses sim leiem livros de auto-ajuda(CURY), outros ao contrário não têm vergonha de dizer, já passei por isso, doeu pra caramba, vc só tem 2 opções ou assim ou assado, ei fiz desse jeito. Mas essa é sua vida, sua hora, sua vez.
A decisão é sua, quem vai acertar ou errar é vc. E só vc sabe as consequencias dessas decisões.
Nós os
auto-ajudadantes só estamos aqui só para dizer q vc errou, mas também para dizer que LEVANTE-SE E COMECE D'NOVO.
OK BJKS 1000

Anônimo disse...

Perfeito, concordo totalmente e plenamente...Primeiro pq entendi exatamente o que quiseram dizer, da maneira que quiseram dizer e as situações em que se encaixam...
As pessoas adoram apontar onde vc errou, e dizer os seus erros, mais ainda como vc deve seguir!
Claro nós decidimos oq fazer, mas não queremos conselhos deprimentes!Pq eles dizem q vc errou baseado na experiencia e preferencia de vida deles msms n sabem se nossa opiniao e diferente e fingem saber!Td mundo passa por cada sitaçao de maneira diferente e cabe so a mim e repito:apenas a mim decidir se fiz certo ou n,pq é assim q aprendo:eu msm obg!N tenho 2 opções,tenho diversas,pq sou ilimitado,tb cansei dessas pessoas limitadas nos limitarem tb,n pode e n será assim.pq eu e v6 são do tamanho q somos e n dos q eles veem,q é sempre menor do q o deles inteligentissimos!

Anônimo disse...

E tem o ar de superioridade,a maneira de encarar a vida!Tudo é tão nojento que resultaria em vários posts!
Pode incomodar e servir na carapuça de muita gente que visitar aki, como muitas outras tb vão dizer: Perfeito, eu tenho esses sanguessugas ao meu redor tb!
E aí percebemos que eles são muitos e estão em todo lugar!
Mas além de incomodar n vai mudar nada na cabecinha deles, eles vão pensar: que bobagem...eles n me entendem, tipico n? Pois é...mas é isso aí, liberdade de expressão, e eles inteligentissimos e experientes (eu acho q por mais q vc viva,por mais idade que tenha somos seres diferentes e experiência n quer dizer sabedoria)
Augustos Curys, Ex-namorados sábios, parentes próximos, amigos eternos de 2 dias, ou nóis extermina eles, ou eles extermina nóis...

Anônimo disse...

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro"."Porque há o direito ao grito.
então eu grito.""Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada."
Acho que Clarice (Lispector), era um pouco como nós!

Anônimo disse...

é bom lembrar q eu sou amigo de vc's e nunca falei nada desse tipo tah...
mas falando serio gostei do post, pura realidade...

bjão pro6...

Joanna Ferrão disse...

"Nada lhe posso dar que já não exista em vc msm. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens,além daquele que há em sua própria alma.Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo".(Herman Hesse)
É isso mesmo em q acredito,e eu realmente não gosto das pessoas que pensam q nos conhece e ficam nos "analisando" e tentando falar algo difícil,tentando fazer parecer q nos compreende perfeitamente e tentando nos dizer q são bem resolvidos!Um absurdo!Qndo na verdade,eles não SE entendem, daí começam a ler certos livros e sugam tudo,sem ao menos parar pra pensar sobre oq eles realmente poderiam tirar da leitura!Pronto acabam de se formar em psicologia e estão prontos para analisar!!!!!Não,comigo não rola!
Vão,por favor,arrumar alguma coisa de útil pra fazer,ora!

{DES}CONTROLE EMOCIONAL

{DES}CONTROLE-SE!